Entenda como o relacionamento com os clientes pode alavancar suas vendas

O desrespeito ao consumidor durante as várias etapas de uma venda é responsável por gerar nele a insatisfação que faz com que uma empresa tenha prejuízos em vários âmbitos. Gastos jurídicos, desgaste da imagem institucional, reclamações nas redes sociais, necessidade de aumento das verbas para atrair novos clientes, dentre outros, são apenas alguns dos problemas enfrentados por uma organização que não compreende a importância da prática da gestão do relacionamento com os clientes.

Veja nesse post o que deve ser feito para manter um bom relacionamento com seus clientes, alavancar as vendas e fazer com que os custos operacionais sejam cada vez menores!

Os benefícios da personalização do atendimento

Para aumentar as vendas e fazer com que os consumidores fiquem realmente satisfeitos com o atendimento, é necessário que as empresas treinem seus funcionários para que saiam do script padrão de atendimento e entendam a real necessidade do cliente. É importante, assim, personalizar a relação entre clientes e organizações. Mas como fazer fazer isso?

Tudo começa com a disposição dos colaboradores em ouvir. Quando um atendente se dispõe a escutar o que um cliente tem a dizer e sabe fazer perguntas pontuais para descobrir a melhor solução para a necessidade dele, o processo de venda é otimizado, gerando consequências extremamente vantajosas.

Dentre os benefícios de um atendimento como esse, podemos citar a empatia. O consumidor que foi ouvido entenderá que o vendedor teve interesse em saber mais sobre ele e teve o cuidado de buscar um produto ou serviço realmente funcional ao que ele queria. Durante este processo, a percepção positiva da marca é ampliada e o famoso “arrependimento pós-compra” é diminuído consideravelmente.

O uso de softwares para a manutenção do bom relacionamento com clientes

Também faz parte da personalização do atendimento o histórico que a empresa tem de um cliente, sejam resultante de vendas ou não. Ter todas as informações organizadas e de fácil acesso aos colaboradores, é fundamental para diminuir o tempo de venda, encontrar falhas nos processos, reduzir custos, identificar oportunidades de mercado e, consequentemente, aumentar as vendas.

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) e as de automação de marketing são fundamentais para a gestão adequada do relacionamento com clientes. Isso porque elas permitem a organização de um histórico de atendimento que, quando alimentado e analisado corretamente, oferece maior assertividade no contato por meio do direcionamento pessoal ou virtual de uma venda.  Com tais mecanismos, é possível segmentar interesses com maior precisão, o que contribui para alavancar as vendas.

A importância do pós-venda

O contato não pode terminar nunca com a resposta positiva de um consumidor a um atendimento. Pelo contrário, é justamente depois de finalizada uma compra que o atendente deve ter ainda mais atenção para transmitir a ideia de que a satisfação é mais importante que a mera comissão no final do mês. E é por isso que o pós-venda é tão importante!

As empresas devem valer-se do uso adequado das ferramentas citadas acima para garantir que um contato posterior à compra seja feito, de forma menos invasiva possível, para reafirmar ao comprador que a organização se preocupa com a prestação do melhor atendimento e que, sim, a opinião dele é fundamental. Desta forma, os pontos positivos serão reforçados e os negativos, aprimorados.

Quando uma empresa se dispõe a fazer o relacionamento com clientes da maneira adequada, como demonstrado neste post, ela consegue aumentar as vendas e reduzir os custos. Você já vivenciou essa experiência onde trabalha? Conte para a gente enviando uma mensagem!

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